quarta-feira, 24 de setembro de 2014

Anos Dourados – A música Sertaneja de Raiz na década de 1940

Os anos da década de 1940 foram os “Anos Dourados” da música sertaneja raiz. Nesta década que começaram a surgir os grandes nomes da música caipira que a eternizaram para sempre, como:
- Anacleto Rosas Júnior, compositor de sucessos como “Cavalo Preto” e “Os Três Boiadeiros”.
- Carreirinho, grande compositor e grande cantador, que fez dupla com Zé Carreiro durante mais de duas décadas. Consagraram-se com os sucessos “Canoeiro” e “Ferreirinha”.
- Cascatinha e Inhana, dupla premiada e referência de sucesso. O duo com o dueto mais perfeito de todos os tempos.
- José Fortuna, autor, dentre outros grandes sucessos, da adaptação da guarânia Índia, interpretada por Cascatinha e Inhana. Foi um dos maiores poetas de toda a história da música sertaneja, ao lado de seu irmão Pintangueira, alegrou o Brasil durante muitos anos com suas belas interpretações.
- Lourival dos Santos, ilustre compositor, entre seus grandes sucessos destacou “Pagode em Brasília”, que foi o maior marco de sua carreira.
- Mário Zan, italiano de nascimento e brasileiro de coração, criador da música “Chalana”.
- Nhô Pai, compositor de grandes sucessos, entre eles “Beijinho Doce”.
- Palmeira, que além de grande compositor também formou dupla com Piracy, depois com Luizinho, e por último com Biá. Na década seguinte se tornou diretor musical da gravadora Chantecler e criou em 1959, o selo sertanejo.
Tonico e Tinoco foi, considerada a maior e melhor dupla sertaneja de todos os tempos, entre seus grandes sucessos “Moreninha Linda”, “Chico Mineiro”, “Tristeza do Jeca” entre tantos outros.
- Teddy Vieira, compositor do primeiro escalão caipira, foi o responsável pelo surgimento da maioria das duplas desta década.

Nenhum comentário:

Postar um comentário